top of page

Conheça o TUPJA

O Terreiro de Umbanda Pai José de Aruanda teve sua fundação e 13 de maio de 2022, que como uma coincidência comemora-se o dia dos pretos velhos na umbanda. O TUPJA nasceu em Ponta Grossa - PR e descende do extinto terreiro de umbanda caboclo 7 estrelas, dirigido pela Mãe Maria, ancestral de nossa família.  Nossa eterna vó Maria, que comandou por mais de 50 anos seu terreiro, até fim de sua vida.

​

A  maior motivação em fundar o TUPJA veio através da necessidade em seguir uma umbanda raiz, popular e ancestral que pouco se vê hoje em dia. A mistura de ritos, religiões e consequentemente internet,  não condiz com o que foi apresentado e ensinado ao Pai Hoslei há tantos anos, acabando por tornar algo que não faz parte da nossa crença. E por este motivo e por não encontrar um espaço que haja de tal forma, decidimos então abrir o TUPJA. 

​

Somos um terreiro descendente de uma família genuinamente umbandista desde o nascimento, que resolveu seguir sua ancestralidade. Atuante há mais de 35 anos na umbanda,  temos como principal meta repassar nossos conhecimentos e vivências, esses que nos foi permitido pela espiritualidade, seguindo então a Umbanda Tradicional, popular e raiz.

​

 Assim nasceu o TUPJA que em sua logo carrega o ponto de Pai José, preto velho chefe espiritual do terreiro e também o espelho de Iemanjá, ibiri de Nanã buruquê, machado de Xangô e espada de Iansã, orixás regentes de nosso espaço. 

​

Dentro do TUPJA seguimos a vertente de umbanda conhecida como: popular, tradicional. Também podendo ser conhecida como Umbanda Simples. Algumas pessoas confundem com as práticas de Umbandomblé, Candombanda, Cruzada ou Umbanda Traçada/Trançada, porém não se trata da mesma.

​

 A Umbanda Popular são as muitas umbandas formadas em uma única casa sem que essa se torne difundida como na prática de franquias. Podemos considerar que a Umbanda Popular é a Umbanda do povo e dos guias que trazem aquela forma de cultuar, podendo variar completamente de casa para casa. Justamente por isso é difícil categorizar e acaba-se colocando todas as Umbandas que não fazem parte das vertentes com mais de uma casa disponível, nessa categoria.

 

Cultuamos Orixás sem sincretismos católicos, conforme as ordens de nossos Guias-Chefes e utilizamos a formatação de 7 linhas de umbanda.  As entidades que trabalham no TUPJA são os Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Exus, Pombogira, Exu mirim, Baianos, Marinheiro, Cangaceiros, Boiadeiros, Malandros e Ciganos. Encontramos a presença de atabaques, música, velas coloridas, praticamos oferendas e entregas, também fazemos a utilização de bebidas e fumo somente para a circulação energética. 

​

 É uma das mais antigas vertentes, fruto da umbandização de antigas casas da chamada Macumbas, porém não existe registro da data e do local inicial em que começou a ser praticada. Somente o que sabe-se é que foi trazida junto do povo Bantu- Africano e "modernizada" conforme necessidade do tempo.

​

   

©2022 por Alana Batista Costa - Terreiro de Umbanda Pai José de Aruanda.

bottom of page